A3COR

A3COR: Algarve Active Ageing – Cardiac and Osteoarthritis Rehabilitation

O A3-COR é um ensaio clínico de fase III, multicêntrico, randomizado por cluster de um programa de exercício físico estratificado para prevenção secundária após infarto agudo do miocárdio (IAM) e tratamento de osteoartrose (OA) do joelho. O ensaio clínico é realizado em quatro locais diferentes na Região do Algarve e o objetivo geral é otimizar o exercício como um tratamento eficaz para pacientes com OA do joelho após infarto agudo do miocárdio.

Através de uma abordagem centrada no paciente, a equipa multidisciplinar desenvolverá e avaliará um modelo inovador de exercício físico personalizado, estratificado para o fenótipo do paciente. Pretende-se reduzir a dependência de tratamentos farmacológicos para a OA, o que representará um enorme impacto nos sistemas de saúde europeus, uma vez que a OA é, de acordo com o Global Burden of Disease Study, a principal causa de incapacidade global.

Os números atuais para a Europa indicam uma prevalência média de OA de 30.4% para adultos entre os 65-85 anos. Extensas evidências demonstram a eficácia e viabilidade do exercício para OA, com redução da dor, melhoria da mobilidade e da qualidade de vida.

Por outro lado, os benefícios da reabilitação cardíaca ao nível do VO2max e capacidade de resistência têm sido demonstrados, para além da melhoria da função endotelial, reserva de fluxo miocárdico, redução do tabagismo, peso corporal, lipídios no sangue e pressão arterial, além de reduzir a progressão da aterosclerose coronariana em pacientes com doença arterial coronariana. No entanto, o resultado mais importante é a redução da mortalidade total e reinternamentos hospitalares. O objetivo do A3COR é igualmente reduzir o reinternamento e otimizar a participação ativa dos doentes na sua reabilitação cardíaca.

Tanto quanto sabemos, esta será a primeira vez que um programa de exercício terá como alvo simultaneamente duas das comorbilidades mais comuns em pessoas com mais de 60 anos, Osteoartrose e Infarte Agudo do Miocárdio, juntando na mesma abordagem a terceira causa de incapacidade em pessoas com mais de 60 anos (OA) e a doença responsável por mais mortes prematuras abaixo de 70 anos (IAM).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Promotor:

 

 

Financiamento:

Cofinanciado por: