Programa para uma Sociedade Longeva promove concurso de fotografia

O Programa para uma Sociedade Longeva – PSL, da Universidade do Algarve, acaba de lançar, no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG V-A, Espanha-Portugal, (POCTEP), 2014-2020, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), alinhado com os objetivos do Reference Site Algarve Active Ageing – A3, o Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma”. As inscrições estão abertas até 4 de fevereiro de 2022.

 

 

O Programa para uma Sociedade Longeva – PSL, da Universidade do Algarve, acaba de lançar, no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG V-A, Espanha-Portugal, (POCTEP), 2014-2020, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), alinhado com os objetivos do Reference Site Algarve Active Ageing – A3, o Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma”.

O PSL é um projeto que se baseia na decisão empenhada e construtiva de enfrentar a longevidade da vida como um dos pontos fortes da sociedade do futuro e tem como principais objetivos incentivar, apoiar e implementar estudos, investigações, descobertas científicas e avanços tecnológicos que contribuam para definir a longevidade como uma fase saudável e gratificante da vida, tanto para os indivíduos como para a sociedade a que pertencem.

No âmbito da comunicação deste projeto, e como forma de compreender a longevidade, longe do conceito do idoso como um “peso” ou um individuo sem capacidade de atuar na transformação e melhoria da sociedade surge este Concurso de Fotografia, apresentando-se como uma iniciativa universal e de carácter intergeracional.

Objetivos

Este concurso de fotografia visa estimular e promover o olhar critico dos participantes pela população mais longeva e de criar a oportunidade de retratar o processo de envelhecimento ativo e saudável.

O tema do Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma”, pode abranger fotos de:

  • Pessoas idosas em grupo ou sozinhas que transmitam uma visão positiva da idade;
  • Eventos, objetos ou atividades que liguem a realidade dos idosos ao usufruto do património cultural e natural. Devem ser fotografias que transmitam uma ideia do que significa viver ativamente para os idosos.

Elegibilidade

O Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma” é de carácter gratuito e está aberto à comunidade em geral maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade.

Prazo

O Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma”, promovido pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito do Programa para uma Sociedade Longeva, tem início no dia 10 de janeiro de 2022 e termina no dia 4 de fevereiro de 2022 às 24:00h (Fuso horário em Lisboa (GMT+1), momento a partir do qual não serão consideradas mais submissões.

 

Regulamento

Ficha de Inscrição

Júri Concurso de Fotografia

 

        João Ribeiro

João Ribeiro, fotógrafo profissional, curador e professor de fotografia. Com 19 anos ingressa na vida militar na força aérea e até 2005 fotografa aviões e exercícios militares, expondo os seus trabalhos em 2004 aquando do centenário do campo de tiro de Alcochete.

Em 2012 por sua iniciativa fundou o Núcleo de Amigos Fotógrafos do Algarve que ao completar um ano de vida se constituiu Associação sem fins lucrativos, servindo para divulgar a fotografia não só no Algarve como por todo o país. Durante o ano de 2013 ingressa no curso de formadores e adquire o CCP, começando assim a dar formações na área da fotografia e edição de imagem.

Em 2015 Inicia uma especialização em Fotografia Digital pela Universidade de Oxford e outra em Estética Fotográfica pelo MoMA (Museu Arte Moderna) de Nova York. Exerce funções de curador certificado desde 2012 tendo efetuados dezenas de exposições coletivas e de autor.

Coorganizador e Artista participante na Feira Transfronteiriça de Arte Contemporânea – Gibraleon 2020 e Tavira 2021. Enquanto artista fotográfico tem participado em diversas exposições e representado Portugal em exposições internacionais como o HAMASAT Arábia Saudita em 2014, 2015 e 2016.

 

 

 

        Ludovico Silva

 

É natural de Faro, a sua primeira formação começou com um curso Técnico Profissional de Fotografia e Vídeo na Secundária Tomás Cabreira em Faro.

Trabalhou algum tempo como fotógrafo de moda, mais tarde licenciou-se em Design de Comunicação pela Universidade do Algarve, trabalhou em algumas agências nacionais, Pantapoien (Faro), Tinta Invisível (Lisboa), Neoris (Lisboa), Efígie (Portimão) e Teaser (Loulé).

Atualmente trabalha como designer e fotógrafo no Gabinete de Comunicação da Universidade do Algarve.

 

 

 

 

 

             Nídia Braz

           

Nasceu em Faro em 1958. É bióloga e docente na Universidade do Algarve.

Dedicou-se à investigação sobre qualidade do pescado e do seu processamento. Mais tarde orientou-se para a Dieta Mediterrânica enquanto padrão alimentar saudável e sustentável e para a investigação sobre envelhecimento saudável e ativo.

Na UAlg leciona atualmente Toxicologia Alimentar, Tecnologia Alimentar, Culinária Aplicada e Bromatologia (Licenciatura em Dietética e Nutrição), Atividade Física e Alimentação Saudável (Mestrado em Gerontologia Social) e Riscos Químicos e Biológicos (Mestrado em Saúde e Segurança no Trabalho).

No projeto Centro Internacional do Envelhecimento, coordenou a atividade 1 – “Novos profissionais para uma sociedade diferente”. Atualmente é investigadora do PSL- “Program for a Long-lived Society” e do projeto NECTAR (aN Eu Curriculum for chef gasTro-engineering in primAry food caRe).

 

 

            Vasco Célio

             

 

O fotógrafo português Vasco Célio nasceu em Angola em 1975.

Veio para Portugal ainda jovem e desde então vive no Algarve. A partir desta região do Sul de Portugal tem procurado continuamente um olhar documental sobre o seu país, sobre a Europa e África.

Esta contemplação permanente e profunda reflexão resultou em várias publicações fotográficas, individuais e coletivas, encomendadas por diferentes instituições, curadores, investigadores e outros artistas.

 

 

 

 

          Vitor Azevedo

   

 

Nasceu a 2 de outubro de 1950 e é natural de Faro. Trabalhou em Hotelaria e aviação comercial durante 42 anos. Amante das viagens, da cozinha e da boa disposição.

Gosta de fotografia desde criança, com foco especial em pessoas e fotografia de vida selvagem.

Faz parte da ALFA- Associação Livre Fotógrafos do Algarve, na mesa da Assembleia Geral.