O Algarve Biomedical Center (ABC) vai instalar em Tavira dois centros focados na vida saudável e envelhecimento ativo

 

A Comissão Europeia aprovou, durante a presidência portuguesa em 2021, o “Livro Verde sobre o Envelhecimento” sobre o lema de promover a responsabilidade e a solidariedade entre gerações. Para a Comissão Europeia é Fundamental, entre outras medidas promover estilos de vida saudáveis ao longo da vida; proporcionar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida; promovendo investimento na investigação e desenvolvimento da economia grisalha, inovação médica e científica na área do envelhecimento; melhorar o bem-estar através da solidariedade intergeracional.

No Algarve, o Algarve Biomedical Center (ABC), com o centro de referência do Envelhecimento Ativo e Saudável – Algarve Active Ageing (A3), tem promovido várias ações integradas, criando o Algarve Active Ageing Hub, possibilitando iniciativas desde a investigação laboratorial, translacional, clínica, formação e aplicação na comunidade. O ABC estruturou o Hub de forma a maximizar as características da região.

Neste âmbito, a promoção da Dieta e do Estilo de Vida Mediterrânico, na qual Tavira possui reconhecimento internacional, possui várias características necessárias para o cumprimento das medidas propostas pela Comissão Europeia para Portugal.

O ABC propõe-se a criar o Campus Med Life, destinado à formação num estilo de vida saudável, com atividades lúdicas associadas à componente formativa associada ao Estilo de Vida Mediterrânea, com formação prática, complementada com o recurso a tecnologias de realidade virtual. Este Campus disporá ainda de circuitos adequados para a prática do exercício físico ao ar livre, prevendo-se a sua utilização por várias gerações, desde a comunidade escolar até à população mais envelhecida.

Associado ao Campus Med Life será ainda criado um Centro de Terapêuticas Digitais para o Envelhecimento e Para a Doença, numa parceria entre o ABC e a Universidade Johns Hopkins, promovendo a manutenção da capacidade física e cognitiva da população e a reabilitação nas situações de doença.

Para mais informações use o seguinte link: https://www.noticiasaominuto.com/pais/1879388/tavira-cria-centros-de-promocao-de-vida-saudavel-e-envelhecimento-ativo