Fundos europeus apoiam projetos da Universidade do Algarve com 2,54 milhões de euros

Por Sul Informação • 8 de Março de 2021 – 13:22

CCDR diz que «todos os projetos manifestam um forte alinhamento com a RIS3 Algarve»

O CRESCAlgarve 2020 vai apoiar seis projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, submetidos pelos centros da Universidade do Algarve (UAlg), com um total de 2,54 milhões de euros. 

«Os projetos agora aprovados centram-se no desenvolvimento de atividades de investigação que respondem aos desafios lançados nos grupos de trabalho criados no âmbito do Conselho de Inovação Regional do Algarve (CIRA), em linha com os domínios da Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Algarve)», enquadra a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Estes projetos correspondem a um investimento elegível total de 3,38 milhões de euros, que o FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional vai apoiar com 2,54 milhões.

No domínio da promoção do conhecimento em saúde, envelhecimento ativo e estilos de vida saudáveis, a CCDR realça «o projeto A3-COR que visa a realização de um ensaio clínico baseado num modelo de exercício estratificado para a prevenção de duas das comorbilidades mais comuns para a população com mais de 60 anos, o enfarte agudo do miocárdio e a osteoartrose, prevendo-se uma redução significativa da dependência de tratamentos farmacológicos, de reinternamentos hospitalares e da mortalidade total». (…)

Ver noticia completa.