As 10 fotografias vencedoras – Exposição de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma”

1º Lugar

 

 

Não seja preguiçoso, faça exercício! 

13.01.2022 | Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga

 

Ano após ano, a história repete-se. Diz o ditado “Ano novo, vida nova”. Neste sentido, a Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga apresenta as dicas para um novo ano repleto de emoções fortes. O conjunto de trabalhos enviados está inserido no projeto Felicidade sem Idade, onde através do humor e criatividade pretendemos combater o estigma associado ao envelhecimento. Os utentes do Centro de Dia “vestem” a pele de atores, e passam a mensagem de que podemos continuar a ter um papel ativo na nossa sociedade.

Autor: Ricardo Santos

 

 

 

 

 

 

2º Lugar

 

 

Envelhecer é inevitável, ficar velho é opcional

02.02.2022 |Espaço Exterior da ERPI de Santa Margarida

Para nós, envelhecer, será sempre sinónimo de gargalhar e de partilhar sorrisos. De viver intensamente cada momento, de colecionar memórias e de aproveitar cada novo amanhecer. E é por isso que surge esta fotografia, com o intuito de nos fazer refletir em torno do outro lado do envelhecimento, retirando-lhe um pouco da carga negativa que existe em torno dele, e conduzindo-nos a olhar para o mesmo, sem que o foco sejam as perdas e as dependências. Mais do que a soma de um número, mais do que um conjunto de rugas e de cabelos envelhecidos, o envelhecimento é a soma de escolhas e de vivências. É o direito de escolha e a liberdade de ser quem realmente somos, sem estigmas e sem preconceitos. Por conseguinte, esta fotografia é inspirada nesta lógica de conceitos e de pensamentos, bem como no lema Envelhecer é inevitável, mas ficar velho é opcional, retratando por meio das suas cores e das suas expressões, o que o envelhecimento tem de melhor: A felicidade pura e a simplicidade, presente na genuinidade de um sorriso.

Autor: Eliana Lopes

 

 

 

 

 

 

Regar a semente da vida

31.01.2022 | Monte das Mestras, Almodôvar, Portugal

3º Lugar

“Regar a semente da vida” é uma fotografia que retrata um gesto quotidiano, mas que em tudo supera a banalidade da vida. Não falamos do simples gesto de encher o regador, mas de uma água que é, em si, vida. De uma água que transporta o vigor e a vitalidade de um homem de 86 anos para a sua pequena horta que, todos os dias, lhe alimenta o brio e a vontade de viver. O segredo da longevidade de Fernando não está na água nem na horta, está na vida. No vigor com que percorre, sulco por sulco, cada metro de terra semeada, cada fragmento de terra seca de um Alentejo quente e rústico onde ser longevo significa ser feliz.

Autor: Ana Mestre

 

 

 

 

4º Lugar

AlteMente Saudável

02.02.2022 | Alte

Daniel Vieira, 84 anos. O artista de Alte. As artes são-lhe inatas. Tem com ele o pensamento constante do que vai pintar no próximo dia ou a música que vai tocar a seguir. Recebeu-nos para nos contar um pouco da sua história e com ele, a Equipa do Projeto ASAS partilhou não só um gosto, mas um estado de espírito, a música. Queremos privilegiar e valorizar estes saberes e conhecimentos que este tão sábio popular tem para partilhar connosco. Devolvemos com gratidão, sorrisos e afetos a sua disponibilidade para nos dar o que tão bem sabe fazer. E como uma imagem vale do que mais que mil palavras, esta fotografia demonstra tão bem o quão são importantes momentos como estes. Um exemplo de envelhecimento ativo, de experiências, de sabedorias, de querer sempre mais, de não querer desistir. Em tempos de pandemia, de distanciamento e isolamento são exemplos destes que devemos dar a conhecer ao mundo. Exemplos de resiliência e força para encontrar mecanismos e estratégias para que o isolamento e a solidão se possam estoirar. Nós ASAS estamos presentes na vida destas pessoas, promovendo a saúde mental desta população e criando espaço para que o trabalho e conhecimento desta possa ser reconhecido pelos mais jovens. Nós ASAS continuaremos a dar voz a esta população mais envelhecida e que não deve ser esquecida.

Autor: Bruno Martins

 

 

 

 

5º Lugar

 

 

 

Melodia

14.02.2022 | Albufeira

 

João Salero chega a cada atuação de mochila às costas e saxofone ao ombro. Em Albufeira, a melodia do seu instrumento transforma momentos especiais em memórias inesquecíveis. O rigor dos números deu espaço a um novo amor há muito desejado. A paixão pelo saxofone foi assim consumada num percurso autodidata, pautado por novos aprendizados, experiências e sonoridades. Para o ex-bancário tratasse de uma sessão que mexe com todas as suas células, impossível de descrever em palavras. Uma melodia espetacular que traz sensações impossíveis de descrever.

 

Autor: Grethel Ceballos

 

 

 

 

 

 

 

Passeio Matinal

06.02.2022 | Praça da Liberdade, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

6º Lugar

Dois idosos sentados e conversando em um banco da Praça da Liberdade em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil, durante um passeio matinal com o cachorro. A fotografia expõe a possibilidade de pessoas de diferentes faixas etárias usufruírem plenamente do patrimônio natural e cultural da cidade, fortalecendo as relações pessoais e intensificando a ocupação dos espaços públicos.

Autor: Hugo Oliveira

 

 

 

 

7º Lugar

 

 

XEQUE

24.02.2022 | Albufeira

O objetivo desta fotografia é retratar o estímulo cognitivo na terceira idade através de um jogo ancestral como o xadrez. Para realização desta foi apresentado um tabuleiro de Xadrez a senhora Maria Alcina, que pela primeira vez lhe foi possibilitado jogar um jogo que apenas conhecia de vista. Com algumas indicações de como cada peça se move conseguimos progredir numa sessão bastante divertida. O nome da fotografia, “XEQUE” que como no xadrez retrata um perigo iminente que pode ser evitado surge como uma comparação, há exercícios cognitivos e físicos que retardam possíveis doenças degenerativas na terceira idade.

Autor: André Registo

 

 

 

 

 

 

Não seja preguiçoso, faça exercício! 13.01.2022 | Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga Ano após ano, a história repete-se. Diz o ditado "Ano novo, vida nova". Neste sentido, a Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga apresenta as dicas para um novo ano repleto de emoções fortes. O conjunto de trabalhos enviados está inserido no projeto Felicidade sem Idade, onde através do humor e criatividade pretendemos combater o estigma associado ao envelhecimento. Os utentes do Centro de Dia "vestem" a pele de atores, e passam a mensagem de que podemos continuar a ter um papel ativo na nossa sociedade. Autor: Ricardo Santos
8º Lugar

 

 

 

Um sorriso no Olhar

19.01.2022 | Centro de Dia – Roseiral

Aqui temos a prova viva de que nem as máscaras nos impedem de sorrir com o olhar.

No Centro de Dia – O Roseiral uma das estratégias para promover o envelhecimento ativo e saudável é facultar aos utentes a prática de atividades lúdicas. Estas pretendem estimular funções motoras, perceção, e memória além de proporcionarem momentos de descontração e alegria.

Autor: Andreia Barros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9º Lugar

 

 

 

 

 

Ofícios esquecidos

23.02.2022 | Santa Catarina da Fonte do Bispo

São 93 anos de experiências para contar. Foi emigrante e exerceu diversas profissões. Atualmente, ocupa o tempo a fazer cestaria com canas, uma atividade típica da zona do Algarve. Aprendeu com o seu pai quando era mais novo. Antigamente, percorria km’s para ir buscar as canas pela Serra de Santa Catarina da Fonte do Bispo. Hoje, aproveita o facto de necessitar das canas, para caminhar a pé até zonas mais próximas da sua casa onde possa encontrá-las. Mantém a destreza e o amor à tradição necessários para fazer este trabalho. Este ofício contribui para o retardamento do envelhecimento na medida em que permite a estimulação a nível físico e mental, tornando-se um hábito saudável para o idoso. Esta é uma tradição associada a pessoas mais velhas, que se teme que seja esquecida.

 

Autor: Élia Correia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10º Lugar

 

 

 

Prancha da Vida

23.02.2022 | Praia de Faro

 

Praticar exercício físico e manter uma atitude positiva é a sua prancha da vida, que lhe permite melhorar a saúde e a qualidade de vida. Fazer exercício é um dos seus rituais diários que lhe possibilita um envelhecimento mais saudável e uma maior predisposição à realização das atividades do seu dia-a-dia.

Autor: Renato Silva